13 de fevereiro de 2013

Quem Somos | História do Bonde Carioca

Postado em 13/02/13 19:22

Por Bruno Garcia 

O Bonde Carioca é um site sobre questões jornalísticas com a visão de Bruno Garcia.

Futuro Bacharel em Comunicação Social habilitado em jornalismo, Bruno Garcia criou o então blog para se aperfeiçoar e publicar notícias que achava relevante. A criação do Bonde Carioca, aconteceu por influência da professora Ariane Holzbach e sua fundação aconteceu entre o final de 2011 e início de 2012, após ele ter decidido entrar para o curso de Comunicação Social na época na Universidade Gama Filho, uma das universidades mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Recém chegado à faculdade, o aluno achava que fazia pouco pelo curso de comunicação e procurou a professora Ariane Holzbach, a fim de saber mais informações sobre possíveis colaborações em projetos jornalísticos. Naquele momento, ainda sem o conhecer direito, a professora Ariane lhe ofereceu a oportunidade de gerenciar o Blog Gamacom UGF, blog de jornalismo da faculdade.

Naquele momento Garcia foi responsável pela elaboração de matérias, atualização, cobertura dos principais eventos da universidade, além da divulgação do blog. O aplicado aluno sentiu a necessidade de integrar as matérias com as redes sociais e decidiu criar a página do Gamacom para o Facebook que esteve funcional durante o período em que a Universidade esteve ativa.

Com a experiência no Gamacom, o jovem jornalista entendeu que era hora de ter seu próprio blog, onde seria responsável por 100% do conteúdo e começava ali uma nova fase em sua carreira universitária.

Decidido a criar seu próprio Blog que depois viraria um site, Bruno Garcia que já pensava em realizar entrevistas, ainda não tinha decidido qual seria o nome de seu site. Em Janeiro de 2012 o Bonde Carioca já estava on-line, com sua primeira matéria, a cobertura da Exposição Índia no Espaço Cultural Banco do Brasil, com a participação da colaboradora Luiza Gregory.

Exposição Índia - Espaço Cultural Banco do Brasil | Trajes Típicos

De lá pra cá, foram feitas outras entrevistas e matérias na área de jornalismo, onde Bruno mais gosta de atuar. 

Entrevista sobre Slackline no Aterro do Flamengo

Um ano depois de sua criação, o Bonde Carioca muda de layout, deixando sua primeira versão para trás. Mais moderno, com uma aparência mais madura, o blog ganha seu próprio domínio, deixando o endereço “blogspot” de lado, criando sua nova identidade. 


Bruno Garcia organiza seu primeiro evento na UGF | Participação no programa Amor e Sexo  
Foto de divulgação - Março 2012 | Créditos TV GLOBO

Sempre pensando em interatividade e informação, seu criador busca levar de maneira simples e clara como um jovem jornalista pode atuar, sem que haja apoio de uma mídia tradicional, mostrando que é possível ganhar experiência, mesmo não estando oficialmente trabalhando em um veículo de grande porte. 

Bruno Garcia entrevista Nica Bomfim | Na época a atriz participava da novela das 18 hrs. da TV GLOBO

A busca de parceiros sempre foi um ponto chave para o sucesso do site. Com outros universitários, Bruno Garcia buscou parcerias e realizou grandes eventos, como entrevistas importantes para o site, como entrevistas com atrizes, coautores de novelas, repórter internacional, repórter de mídia independente, apresentadora de Telejornal local e nacional, cobertura de lançamento de novelas, lançamento de filme internacional, lançamento de minissérie e entre outros.

Sempre buscando a melhoria contínua, o Bonde Carioca está preocupado com a excelência e aprendizado constante.

Se você tem alguma dica, sugestão ou deseja falar conosco, por favor, clique na aba contato no topo de nossa página e mande sua mensagem, ajude a melhorar cada vez mais este site que é feito pra você!

Equipe Bonde Carioca

0 comentários:

Mais Lidas